tipos de hortelãs

A Hortelã é uma erva super versátil gostosa e cheirosa. Além de suas propriedades medicinais, elas dão um toque especial a diversos pratos, sucos e sobremesas de várias regiões. Existem vários tipos de hortelãs espalhadas pelo mundo. Duas delas, tenho em casa plantadas e vasos na minha pequena hortinha. Veja!

Mentha x piperitaA primeira (Mentha x piperita) consegui por meio de sementes e ela brotou e se desenvolveu bem rápido. A Planta já foi vítima de pulgões, mas pulverizei com uma solução natural (cebolinha, pimenta e álcool) e eles acabaram logo.
Este Hortelã tem um cheiro mais suave e dá um chá maravilhoso, é também usado como tempero e medicinalmente como digestivo, calmante e expectorante, entre outros usos.
 
 
Mentha spicataA Segunda (Mentha spicata), comprei a muda em um hipermercado. Ela estava meio maltratada e demorou um pouco para se desenvolver, mas agora está bem verdinha. Tem um cheiro bem mais forte e também mais sabor, sendo um excelente tempero para os kibes que eu amo fazer. Também é calmante, expectorante, digestivo…
 

Confira esse artigo do blog Beleza e Saúde para conhecer todas as propriedades da hortelã.

E você? Tem algum dos tipos de hortelãs na sua horta ou mesmo em um pequeno vaso? Conta pra gente nos comentários!