Jade Ondulada

A Crassula arborescens subs. undulatifolia, popularmente conhecida como Jade Ondulada (Ripple Jade) ou Jade de Prata, é uma suculenta encantadora. De origem africana, ela tem estrutura semelhante à da Jade, Crassula Ovata, mas possui folhas onduladas com bordas que ficam avermelhadas ao sol.

Classificação Científica da Jade Ondulada

Família: Crassulaceae

Subfamília: Crassuloideae

Gênero: Crassula

Origem e Habitat: Crassula arborescens subsp. undulatifolia é encontrada na parte sul das montanhas Klein Winterhoek do Cabo Oriental. África do Sul.

Características da Crassula arborescens subs. undulatifolia

A Jade ondulada é uma planta de sol pleno, ganhando cores vibrantes nessa situação, mas também pode sobreviver à meia sombra. É uma planta resistente, que pode suportar muito bem pancadas de chuvas. A cor cinza ao azul-esverdeado da folha reflete o sol e ajuda a planta a se manter fresca durante os dias muito quentes.

A subespécie undulatifolia tem folhas mais elípticas / em forma de língua, cinza-azulada, mais finas, menos carnudas e com bordas roxas retorcidas, dando origem ao nome da subespécie. Também forma uma grande pseudo-árvore ramificada de 0,6-2 m de altura, semelhante à planta de jade, Crassula ovata.

Ela tem ramos suculentos muito robustos e um aspecto natural de bonsai. Suas flores são compactas, em forma de estrelas esbranquiçadas, cujas pétalas brilhantes são mais largas do que a maioria dos cultivares crassula.

As flores são muito vistosas e nascem em ramos densos. Ela floresce da primavera ao verão e fica quase completamente coberta de flores. Após a polinização, as flores adquirem um tom marrom papel, o que por si só é bastante decorativo.

Cuidados e propagação

A Crassula arborescens subs. undulatifolia é uma planta suculenta que cresce rápido e fica linda no jardim. Também fica bem em vasos e é uma boa planta para dentro de casa. Ela não é difícil de cultivar e prosperar, desde que esteja em local bem arejado e ensolarado. Ela pode ser moldada para criar formas espetaculares de bonsai.

A seguir, veja alguns passos para cultivá-la com sucesso.

Plantio

Cresce melhor em solos arenosos. Uma boa drenagem é muito importante, pois está sujeita à podridão das raízes.

Propagação

Pode ser obtida a partir de sementes, mas é bem mais fácil propagá-la por estacas, que enraízam facilmente. Também é possível plantar as folhas em um solo arenoso e rico, onde criarão raízes ― os membros desta família frequentemente se propagam dessa maneira.

Rega

É uma planta muito tolerante à seca. Regue regularmente na estação de crescimento, mas evite o alagamento e deixe secar entre as regas. Regue com cuidado no inverno, pois a planta pode perder suas raízes se o solo permanecer frio e úmido por longos períodos. Se cultivada em vaso, recomenda-se regar o fundo, por imersão.

Adubação

Existem vários adubos especiais para plantas suculentas disponíveis no mercado. No entanto, prefiro contar com adubos naturais, como borra de café, cascas de legumes, frutas e, principalmente, de ovos.

Pragas e doenças

Podem ser suscetíveis a cochonilhas, que podem ser combatidas com uma receita caseira de detergente e vinagre. Devem ser protegidas do frio intenso, que pode danificar suas folhas. Também é fundamental evitar o excesso de umidade, para barrar a proliferação de fungos e a podridão da raiz.

A Jade Ondulada é uma planta muito bela, e vale muito a pena  cuidar bem dela, para que fique sempre saudável embelezando o jardim, sala ou escritório.

Gostou de conhecê-la? Tem alguma dúvida ou sugestão? deixe seu comentário!