Cultivo de suculentas

No mundo das plantas decorativas, as estrelas do momento são as suculentas. Elas estão na moda e são vistas em todo lugar: revistas, restaurantes, livros, televisão, assim como em todas as redes sociais.

A razão é bastante simples. As suculentas são um grupo de plantas muito fáceis de cuidar e oferecem uma grande variedade de cores, texturas e formas. Essas plantas são muito versáteis, pois podem ser plantadas em grupos, formando mini jardins e terrários ou podem ser plantadas individualmente, ficando igualmente lindas..

 As suculentas florescem ocasionalmente, mas são mais desejadas por sua folhagem única, variada e compacta. Outro benefício dessas plantas é que elas podem ser cultivadas tanto ao ar livre quanto dentro de casa.

 Neste guia de suculentas você encontrará as seguintes informações:

1. Qual é a diferença entre um cacto e uma suculenta?

2. Conheça os membros que compõem a família suculenta.

3. Como são escolhidas as melhores suculentas?

4. Como as suculentas são cuidadas dentro de casa? 

5. Como você cuida de arranjos suculentos com cobertura de pedra?

6. Quais são as melhores suculentas para plantar no quintal?

Qual é a diferença entre uma suculenta e um cacto?

Muitas vezes esses dois termos são usados ​​juntos, pois, dada a natureza dessas plantas, podem ser combinados e semeados juntos. Mas existem várias características que distinguem cada grupo. O termo suculenta se refere a todas as plantas que possuem um tecido carnoso onde acumulam água em suas folhas e troncos. O subgrupo dos cactos, além de compartilhar essas características, se diferencia por ter espinhos e nunca ter folhas. Portanto, se a planta tem espinhos e espinhos é um cacto, se a textura da planta é macia, carnuda ou peluda, é suculenta. Os cactos são nativos das Américas, enquanto as suculentas são nativas da África.

A família das suculentas

A palavra suculenta vem do latim ‘sucus’, que significa suco ou seiva. Se você partir a folha de uma suculenta, verá que o interior da folha é suculento. Essas folhas são capazes de economizar água em caso de seca. Isso significa que a planta não precisa ser regada com tanta frequência. Costa Farms oferece uma grande variedade dessas belas plantas que são fáceis de cultivar em casa ou no quintal. As suculentas da Costa Farms apresentam-se numa grande variedade de texturas, formas e cores. Os seguintes são 

os mais populares:

Agave 

A família agave oferece plantas tanto para o jardim como para o interior. Esta família possui espécies de plantas de pequeno, médio e grande porte. Espécies maiores, como a Agave desmettiana ‘Variegata’, têm uma forma única e versátil que adiciona um interesse especial aos jardins em climas quentes. Use as espécies menores dentro de casa, como Agave potatorum e Agave geminiflora. 

Aloe 

A variedade mais conhecida desta espécie é a Aloe vera (Aloe barbadensis), mas deve-se notar que existem muitas outras variedades de aloe disponíveis. Algumas das variedades têm folhagem variada que adiciona uma característica interessante e inesperada. Existem também variedades que produzem picos de flores coloridas quando em pleno sol. 

Crassula 

Existem mais de 1.400 espécies diferentes desta planta. Uma das plantas mais conhecidas e populares é a Jade (Crassula ovata). O nome crassula vem do latim que significa grosso. Este nome é muito adequado para esta planta, pois as folhas são grossas e carnudas. Crassulas vêm em uma ampla variedade de tamanhos, formas e cores.

Echeveria

echeveria A echeveria é uma das suculentas mais populares. A sequência em que as pétalas estão dispostas lembra uma rosa. Echeveria pode ser encontrada em cores que variam do verde claro ao azul claro. Esta linda planta é uma das suculentas mais desejáveis ​​para plantar em arranjos ou sozinha em um lindo recipiente. 

Euphorbia 

Se você está interessado em plantas em forma de árvore, experimente euphorbia. Muitas vezes confundido com um cacto, esta suculenta tem a forma de uma coluna e deve ser usada como pano de fundo para qualquer arranjo ou projeto de jardim. A família Euphorbia é muito diversa e inclui a Poinsétia. 

Gasteria

 é nativa do sul da África. A grande maioria das variedades desta planta tem folhas grossas em formato de língua. Como todas as suculentas, esta planta precisa de muito sol e solo bem drenado. As flores da gasteria lembram o formato de um estômago (gaster significa estômago em latim). 

Haworthia 

Essas plantas também são nativas da África Austral. Eles estão relacionados ao aloe e à gasteria. As folhas de Haworthia formam pequenas rosetas que podem crescer em grupos ou sozinhas. Haworthia é uma planta pequena e cresce muito lentamente. Uma característica interessante é que existem variedades que possuem listras que lembram as listras de zebra.

Kalanchoe

O Kalanchoe, como o resto das suculentas, tem variedades muito diferentes. Kalanchoe thyrsiflora tem folhas planas, semelhantes a panquecas, enquanto Kalanchoe blossfeldiana é caracterizada por folhagem de um verde profundo e flores brilhantes. .Kalanchoe tomentosa é suave como veludo. Esta planta adiciona um elemento divertido a qualquer arranjo.

Portulacaria 

Esta suculenta se assemelha a um pequeno arbusto com as folhas crescendo ao longo dos galhos. Esses galhos podem crescer até 60 centímetros de comprimento, caindo na borda do jardim ou contenção. A Portulacaria vem com folhas verdes ou jaspeadas, e é a planta perfeita para completar o desenho do seu recipiente ou jardim.

Senecio

As folhas desta planta são longas como dedos que variam do verde-acinzentado em algumas variedades ao azul claro em outras. A forma e a textura desta planta permitem uma combinação única e interessante com outras suculentas. Senecio cresce como um pequeno arbusto. 

Como você escolhe a suculenta perfeita?

Escolha uma planta que tenha solo seco. O solo deve estar seco ao ser tocado. Certifique-se de que a planta esteja cheia de folhas saudáveis. 

Crie uma caixa para transportar as plantas que você comprar para casa. Estas plantas são muito delicadas e devem ser tratadas com muito cuidado. Além disso, como o solo é bastante seco, a planta pode ser facilmente revolvida. 

O cuidado ideal para as suas suculentas.

Clareza:  As condições ideais para as suas suculentas são as seguintes: um local ensolarado em sua casa, como janelas, mesas, peitoris voltados para o sul. Você pode plantar sua planta em qualquer recipiente que tenha uma boa drenagem. Essas plantas são fantásticas para crescer individualmente ou em grupos. Quando você vir como essas lindas plantas são fáceis de crescer, você vai querer ter sua própria coleção.

Se você tem essas plantas em seu escritório ou em um local onde há pouca luz, a luz das lâmpadas pode ser suficiente.

Água:  Como as suculentas vêm de áreas desérticas, elas se adaptaram para sobreviver com pouca água. Isso significa que você não precisa regá-los com muita frequência. Regue quando a primeira polegada do solo estiver seca. 

Fertilizante: As  suculentas crescem muito lentamente e não requerem fertilizantes como outras plantas que crescem mais rápido. No entanto, se você deseja fertilizar suas suculentas, pode fazê-lo com um fertilizante para plantas de interior.

Podar ou aparar sua planta quando necessário. Como as suculentas crescem lentamente, elas normalmente não precisam de poda. Você pode remover folhas secas ou maltratadas com uma tesoura. 

Transplante suas suculentas com cuidado.

Essas plantas são muito delicadas e têm um sistema radicular pequeno, então você não precisa transplantar essas plantas com muita frequência. Dependendo da variedade, devem ser transplantados a cada 3 ou 4 anos. Você saberá quando é o momento certo para o transplante quando vir as raízes saindo de baixo do recipiente ou se a planta for muito grande para o recipiente e não estiver equilibrada. Tenha cuidado com as folhas delicadas ao transplantar, pois elas se partem facilmente. 

Como você cuida dos arranjos com uma cobertura de pedrinhas?

Você pode ver conjuntos de plantas em recipientes prontos. Esses recipientes são cobertos com seixos acima do solo. Esta capa tem um propósito decorativo. Em muitos dos recipientes, as pedras são coladas com uma cola à base de água. Simplesmente remova uma pequena seção das pedras com uma chave de fenda. Use este orifício para avisar se a planta precisa de mais água. Clique aqui para assistir a um vídeo relacionado aos cuidados com esses arranjos: Aprenda como regar e cuidar dessas plantas com uma cobertura de seixos. 

Como você escolhe as melhores suculentas para o jardim?

Se você mora em um clima quente, pode aproveitar e plantar essas plantas em seu jardim. Estas plantas são uma seleção excelente e atraente para o seu jardim. As suculentas crescem ano após ano para fazer um jardim atraente. Se você mora no norte, pode adicionar suculentas ao seu jardim externo, apontando-as em recipientes que você pode mover para dentro quando a temperatura cair. Ao plantar suculentas no jardim, verifique se o solo está bem drenado. Não plante suculentas em solo que é mantido úmido por um longo período de tempo.

Dicas para desenhar com suculentas

Siga as mesmas regras de design que você usa ao plantar outros tipos de plantas. Por exemplo, plante as plantas altas na parte de trás do seu jardim para servir de fundo para o resto das plantas. Plante as plantas baixas como um complemento das plantas altas. Em seguida, termine seu projeto com as menores plantas espalhadas perto das bordas do jardim. 

Diferentes tipos de suculentas para seus arranjos

As diferentes cores, texturas e tamanhos das suculentas permitem fazer combinações interessantes e decorativas em recipientes de todos os tipos. Você pode colocar esses recipientes em varandas, pátios, bem como em jardins internos ensolarados. Ao projetar seu conteúdo, use as mesmas sugestões mencionadas no parágrafo anterior.

Use plantas mais altas como a Euphorbia no centro do recipiente, plantas médias como a echeveria ao redor das altas e, por fim, coloque as mais baixas como portulacaria na borda do recipiente. Esses recipientes podem ser colocados em locais ensolarados em seu jardim ou pátio. Certifique-se de que todos os recipientes tenham uma boa drenagem. Se você mora em um clima frio, traga os recipientes para dentro quando a temperatura cair 

Como você pode ver, o cultivo de suculentas não é dificil e são inúmeras as opções para enfeitar sua casa, escritório ou jardim. Ative as notificações deste blogue e fique sempre por dentro desse lindo universo verde e vários outros assuntos.