Como cuidar da acalifa

Apaixonada como sou por plantas, sempre vou atrás de conhecimentos e mudas das mais variadas espécies. Assim, quando comprei minha Acalypha Wilkesiana, comecei a pesquisar bastante para descobrir como cuidar da Acalifa e mantê-la sempre saudável.

A acalifa vermelha é um dos arbustos mais coloridos e belos do mundo. É tão ornamental que decora com perfeição qualquer tipo de jardim, podendo ser cultivada em vasos na varanda ou compondo lindas cercas vivas no jardim.

Quer saber mais sobre essa planta incrível e aprender como cuidar dela? continue a leitura!

Conheça a origem e características da Acalifa

O gênero acalypha é um dos membros da família Euphorbiaceae, que é um tesouro de plantas ornamentais para os paisagistas ― a mesma família da poinsétia, cróton, macrandra e adelia, entre outros. Esse gênero inclui cerca de 400 espécies originárias de várias regiões do globo caracterizadas por um clima tropical e subtropical.

A acalifa é uma planta nativa dos trópicos do sudeste asiático. É um arbusto lenhoso e perene, o que significa que você pode tê-la enfeitando sua casa por longos anos. Suas folhas são grandes e de cores que vão do verde ao vermelho intenso. Para que fique bonita é importante que seja colocada em uma área bem iluminada, mas o excesso de sol pode queimar suas folhas.

Saiba como cuidar da Acalifa

A espécie de acalifa com a qual tenho familiaridade é a vermelha, ou Acalypha Wilkesiana. Mantenho a minha em pleno sol com duas ou três regas semanais e ela fica linda! Quanto mais sol recebe, mais vermelhas ficam as folhas. Também reparei que, quando plantada no chão, as folhas ficam maiores que as mantidas em vasos, e ela se desenvolve bem mais rápido.

O substrato ou solo do jardim deve ser rico em matéria orgânica e muito bem drenado, para que as raízes não apodreçam. Quando estiver em vasos, garanta que a água não se acumule no prato e o excesso seja eliminado logo após a rega.

E por falar em irrigação, ela precisa ser frequente no verão: duas ou três vezes por semana quando mantida em vaso. No entanto, nas estações mais frias, reduza a rega a uma ou no máximo duas vezes por semana.

Do início da primavera ao final do verão é necessário fertilizá-la com adubos tradicionais para as plantas ou com fertilizantes orgânicos e caseiros. A planta não adoece facilmente, mas as cochonilhas a amam e se acumulam na parte de baixo das folhas, sugando sua energia. É preciso inspecioná-la semanalmente, a fim de evitar uma infestação.

Entenda como a Acalifa se reproduz

Costumo fazer mudas de acalifa por estaquia ― corto um galho com cerca de 15cm, retiro as folhas da metade inferior coloco para enraizar em vasinhos individuais com substrato novo. Em seguida, deixo na sombra até que novas folhas começam a surgir.

Não costumo usar enraizadores e adubos NPK, mas os cultivadores indicam o uso de ácido indolacético nas estacas e NPK 10-10-10. Nunca encontrei sementes de Acalifa para compra, e, como o enraizamento das estacas é fácil, creio ser a melhor forma de propagação.

Veja onde comprar sua Acalifa

Encontrei minha muda de acalifa vermelha em um loja online de SP, que, infelizmente, foi fechada. Ela chegou muito pequena e sem folhas, achei que nem ia vingar, mas ela se recuperou rápido e tirei várias mudas. Uma delas já virou um pequeno arbusto no meu jardim.

Nunca encontrei nenhuma espécie de Acalypha em floriculturas de BH, mas é possível encontrar a vermelha e algumas outras variedades em lojas online, como no Sítio da Mata e com alguns vendedores no Mercado Livre.

Entender como cuidar da Acalifa é importante para manter sua planta sempre bonita e saudável. Assim você pode ter sucesso com essa linda espécie para deixar sua casa mais alegre e colorida.

Esse conteúdo ajudou você? Ajude os amigos a descobrir os segredos da Acalypha também. Compartilhe nas redes sociais!