Cebolinha

Amo cebolinha! É um tempero delicioso do qual não abro mão no meu caldo de mandioca, carnes cozidas e saladas. Além de dar um sabor especial a pratos como legumes, saladas, manteigas, queijos, pates, omeletes, sopas… a cebolinha também pode ser usada como um remédio orgânico para prevenir pragas e doenças das plantas.

Cebolinha na minha pequena horta

Cebolinha - fácil cultivo e sabor especial

 

Peguei mudas de cebolinha / chive (Allium fistulosum) na horta do meu pai antes da temporada de chuvas (e que chuvas) de fim de ano, plantei em uma bacia ao ar livre, e a exposição à chuva em excesso não deixou de elas crescessem.
Ficaram murchas e com folhas amarelas, pensei que não vingariam, mas a chuva passou, dei uma boa revirada na terra, acrescentando esterco bem curtido, e logo elas agradeceram e começaram a surgir folhas verdinhas. Está ficando cada dia mais linda e em breve poderei colhe-las.

Minhas plantas estão aumentando rápido. Reutilizo tudo que posso para plantar e os restos da cozinha (cascas, pó de café, água de arroz e de cozimentos etc) se transformam em adubo para mantê-las sempre verdinhas.

Só não vale utilizar nada que seja ácido, como casca de limão, ou tenha gordura ou açucar.

Siga meu Instagram para acompanhar de perto as imagens do meu pequeno Jardim!