
Filme A Missão
Resenha
O Filme “A Missão” (1986), de Roland Joffé, com Robert de Niro e Jeremy Irons como protagonistas, conta a história de um grupo de jesuítas que fundou uma missão ao lado das Cataratas do Iguaçu. Uma das façanhas espanholas no Novo Mundo: a evangelização dos índios guaranis nas bem conhecidas missões jesuíticas.
A história se passa no século XVIII, quando Espanha e Portugal chegaram a um acordo, consubstanciado no Tratado de Madri (1750), para melhor controle e administração de suas colônias americanas. Uma consequência de tal tratado é que os jesuítas, que têm uma missão nas terras dos Guaranis, deveriam deixar o local.
No entanto, o padre Gabriel (Jeremy Irons), encarregado da missão, reluta em deixar os índios ao seu destino. Ele terá a ajuda dos outros irmãos, e especialmente de Rodrigo Mendoza (Robert de Niro), um ex-comerciante de escravos, que tenta se redimir de seu passado sombrio.
O filme dá um magnífico exemplo de evangelização jesuíta no Novo Mundo. com o intuito de transmitir a fé cristã aos povos indígenas, padre Gabriel usa a música e, graças a seu oboé, consegue se comunicar com eles. O filme tem uma belíssima trilha sonora, com canções de Ennio Morricone e muitos clássicos divinamente interpretados.
Algo que chama a atenção no filme é a diferença de personalidades dos protagonistas: padre Gabriel é profundamente religioso, totalmente contra a violência e convencido do poder da oração; enquanto Rodrigo, sem esquecer seu passado de guerreiro, é a favor de não ficar de braços cruzados e lutar contra a injustiça.
Além de Irons e De Niro, atores como Liam Nesson e Aidan Quinn também podem ser vistos no elenco.
Como curiosidade, vale ressaltar que os índios que aparecem no filme são realmente nativos, mas não guarani, são Waunana e a princípio tiveram dúvidas em participar do tiroteio, pois não sabiam o que era e tinham medo de serem mortos.