conteúdo evergreen

Você entende a importância do conteúdo evergreen para sua estratégia de marketing digital? Ele é essencial para o direcionamento de tráfego e geração de links para o seu negócio de modo contínuo, já que não perde sua relevância com o tempo.

Um dos objetivos de uma estratégia de marketing de conteúdo é atrair tráfego orgânico, ou seja, visitas vindas dos mecanismos de busca de forma gratuita, para o website do seu negócio. Por isso, um bom blog corporativo não pode negligenciar o SEO, além de compartilhar conteúdos que trabalhem atraindo visitas em longo prazo, por meio de um bom posicionamento no Google e outros buscadores da internet.

É aí que entra o conteúdo evergreen, do qual falaremos a seguir. Vamos juntos?

O que é conteúdo evergreen?

O conteúdo perene (evergreen) pode ser definido como um conteúdo que permanece útil por muito tempo após a data de publicação. Ele ganhou esse nome ao ser comparado a uma árvore que não perde suas folhas entre as estações, permanecendo sempre verde.

A maior parte do conteúdo compartilhado na web é noticioso e só tem relevância por um curto período de tempo e, embora possa receber atenção significativa, o interesse nele diminui rapidamente. Por outro lado, o conteúdo evergreen tende a ser lido e compartilhado por um longo tempo.

Ele pode englobar:

São publicações que respondem perguntas, educam, ensinam, dão dicas e espalham conhecimentos que continuarão a ser úteis ao longo dos anos. Por isso tratam de assuntos que nunca saem de evidência, como por exemplo:

  • amor;
  • moda e beleza;
  • saúde e bem-estar;
  • criatividade e inovação;
  • vocação e carreira;
  • artesanato etc.

Quais os benefícios do conteúdo perene?

Para uma organização, manter um blog com bons conteúdos evergreen é importante para construir uma autoridade em sua área de atuação e educar sua persona para o uso de seus produtos e serviços. Muitas vezes, o blog torna-se uma referência para o leitor e é a partir daí que ele se decide por contratar os serviços da empresa.

Como já abordei acima, conteúdos perenes tendem a ser compartilhados ao longo do tempo e isso ajuda a melhorar o posicionamento da sua empresa nos buscadores, aumentando sua visibilidade para os potenciais clientes.

Outro ponto interessante é que, um artigo que precisou ser escrito uma única vez, sempre vai atrair visitantes para o blog. Esse benefício pode ser aprimorado se, de tempos em tempos, o artigo receber uma atualização, acrescentando dados atuais ou mais informações sobre o assunto.

Como produzir um bom conteúdo evergreen?

Você pode escrever um texto básico, com cerca de 600 palavras sobre um assunto bem específico ou um guia completo sobre um assunto mais amplo, chegando a 3000 palavras. O importante é que o texto seja claro e agradável de ler, com informações relevantes e estilo de escrita adequado à sua persona. Veja algumas dicas a seguir.

Transmita confiança

Procure escrever sobre assuntos nos quais você possui certa autoridade e, sempre que necessário, linkar com artigos relevantes de outros blogs ou empresas do setor. Escrever artigos originais é importante para agregar valor aos leitores e também rankear bem no Google. Em todo caso, sempre que usar trechos ou ideias de outras pessoas e sites, não se esqueça de citar sua fonte ou inspiração e linkar para o artigo original.

Identifique-se com seu público

Como regra, pense sempre que está escrevendo para um público mais leigo, assim não corre o risco de tornar seu artigo entediante para os leitores. Se você possui um público mais específico e com maior domínio do assunto, pode produzir conteúdo mais técnico e aprofundado, mas sempre buscando se aproximar da persona, com uma linguagem amigável e informações relevantes para ela.

Crie conteúdo evergreen com os assuntos do momento 

Veja quais assuntos estão em evidência na mídia e redes sociais e descubra como eles podem se relacionar com o seu negócio ou nicho do seu blog. Por exemplo: em tempos de coronavírus, um blog de Recursos Humanos pode dar dicas de como administrar uma equipe remota e uma loja de presentes pode escrever sobre as melhores formas de presentear à distância.

Nesses casos, mesmo que o artigo busque resolver questões do momento em que foi escrito, as informações contidas serão relevantes em outros momentos, mesmo após o fim da quarentena.

Antes de publicar, procure responder a algumas perguntas:

  • o assunto abordado tem realmente um potencial evergreen?
  • Ele responde a uma questão relevante para a sua persona?
  • Se é um assunto do momento, ele pode ser abordado de modo mais perene?
  • Seu título e introdução são informativos e atraentes?
  • O texto tem uma boa escaneabilidade?
  • Você fez um bom uso da sua palavra chave?
  • Você fez bom uso dos links, tanto internos quanto externos?
  • Suas afirmações e dados estão bem embasados e escritos de forma simples e claras?

Vale ressaltar que, para ser encontrado por meio dos buscadores, seu artigo precisa ter o SEO bem trabalhado. As palavras chave devem ser bem empregadas ao longo do texto, o título deve ter um tamanho apropriado e as imagens e descrições também devem ser otimizadas.

Lembre-se também que você sempre pode contar com o auxílio de um profissional de marketing de conteúdo em uma ou mais fases do processo, seja para planejar, escrever, revisar, ou publicar o texto otimizado no seu blog.

Esse conteúdo foi relevante para você? Siga meus perfis no Facebook, Pinterest, Instagram e Twitter para receber mais artigos interessantes em primeira mão.