especialista em BI
Inovação,  tecnologia

Como se tornar um especialista em BI

O Business Intelligence atua como um fator estratégico vital para uma organização nos dias atuais. A ferramenta permite uma vantagem competitiva em potencial, pois fornece informações privilegiadas para responder à questões de negócios com agilidade.

Por exemplo, entrada em novos mercados, promoções ou ofertas de produtos, eliminação de falhas na informação, controle financeiro, otimização de custos, planejamento de produção, análise de perfil de clientes ou lucratividade de um produto específico.

Nesse contexto, uma especialização em business intelligence representa uma grande jogada para gestores e administradores. sendo assim, mostraremos, neste artigo, o que é necessário para se tornar um especialista em BI. Acompanhe!

Quais são as atribuições de um especialista em BI ?

O BI fornece as soluções lógicas ou técnicas para organizar, categorizar e retrabalhar as informações de uma empresa, possibilitando uma melhor visão do andamento dos negócios e das decisões a serem tomadas para melhorá-los.

O especialista em BI desempenha um papel fundamental na geração de valor por meio da ferramenta, pois é dele a responsabilidade de:

  • gerenciar o fluxo oportuno de informações de inteligência de negócios para os usuários;
  • fornecer suporte técnico para a criação de relatórios, painéis ou outras ferramentas existentes;
  • criar ferramentas ou sistemas de inteligência de negócios, incluindo design de banco de dados, planilhas ou resultados relacionados;
  • divulgar informações sobre aplicativos, ferramentas ou aprimoramentos de metadados;
  • manter ou atualizar ferramentas, bancos de dados, painéis, sistemas ou métodos de inteligência de negócios;
  • realizar ou coordenar testes para garantir que a inteligência seja consistente com as necessidades definidas;
  • coletar dados de inteligência de negócios a partir de relatórios disponíveis no setor, informações públicas, relatórios de campo ou fontes adquiridas;
  • Identificar ou monitorar clientes atuais e potenciais, usando ferramentas de inteligência de negócios;
  • analisar e interpretar situações e variáveis que possibilitem a criação de estratégias de mercado competitivas para produto, clientes ou mercado;
  • Sintetizar os dados atuais de inteligência de negócios para dar suporte às recomendações de ações;
  • analisar tendências tecnológicas para identificar mercados para desenvolvimento futuro de produtos ou para melhorar as vendas de produtos existentes;
  • filtrar e gerar relatórios padrão ou personalizados de indicadores e métricas comerciais, financeiras ou econômicas para análise por executivos, gerentes, clientes e outras partes interessadas.

Quais os conhecimentos necessários para um analista de BI?

Um especialista em business intelligence precisa ser multidisciplinar para dominar as ferramentas. Não é que você precise ter várias especializações, mas precisar entender um pouco e gostar bastante das seguintes áreas:

Negócios

Não é necessário conhecer em profundidade um setor, um negócio ou uma função comercial específica. No entanto, você precisa saber quais dados fazem sentido e são relevantes para apoiar as perguntas, conclusões e decisões a serem tomadas pelos por meio da ferramenta. Além disso, você precisa saber quais tipos de análise serão necessários de acordo com cada situação de negócio.

Tecnologia

A Ciência de dados requer conhecimentos de informática focados em bancos de dados de diferentes tipos e fontes. Além disso, você deve saber como pesquisá-los, consultar dados e obter conclusões deles.

Outro requisito essencial dentro dessa mesma área é a programação. Na Ciência de Dados, você trabalha com diferentes linguagens de programação; portanto, é recomendável que você tenha noções delas para entender melhor a ferramenta.

Finanças

Entender um pouco de finanças também é importante. Afinal, é uma área primordial para a manutenção e sobrevivência de qualquer negócio e você precisa reconhecer os dados e indicadores financeiros para que o uso da ferramenta seja eficiente.

Administração

Para estudar Business Intelligence ou qualquer disciplina semelhante, é importante ter experiência com gerência de projetos ou ter experiência no setor. É importante entender como um projeto é organizado, quais são os processos e estágios básicos que ele tem, por que é caracterizado e como é o relacionamento entre as equipes que fazem parte de cada projeto.

Matemática e estatística

São habilidades necessárias para que o profissional consiga fazer uma análise eficiente das informações apresentadas e favorecer uma tomada de decisão realmente eficaz.

Não é necessário ser um especialista, mas ter habilidades quantitativas para entender a natureza dos dados, a lógica de seus relacionamentos e fórmulas e os algoritmos mais comuns.

Mineração e ciência de dados

É importante ter conhecimento sobre regras de coleta e conservação de dados. Além disso, entender a importância da privacidade e, acima de tudo, tratá-la com ética. Você vai lidar com uma grande quantidade de dados e, muitas vezes, as informações são privadas. Deve-se ter sempre um controle de quantas pessoas podem acessar ou manusear os dados.

Conceito de business intelligence

Antes de dar origem a ferramentas tecnológicas de gestão, o business intelligence é um conceito que precisa sem profundamente conhecido por quem pretende se especializar na área. É necessário se aprofundar no propósito da inteligência de negócios antes de operar suas inovadoras ferramentas.

Outras habilidades que não podem faltar em um especialista em BI é o domínio do inglês, idioma base das aplicações, a capacidade de construir dashboards e de gerar relatórios inteligentes com os resultados dos dados trabalhados.

Como você viu, para ter uma especialização em Business Intelligence, você não precisa ser especialista em uma área específica. No entanto, é aconselhável ter conhecimento dos assuntos mencionados para conseguir desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades com o BI. A concorrência ainda é pequena e essa é uma área bastante promissora, portanto, esse é o momento certo para investir na sua carreira.

Esperamos ter ajudado você a entender o que é necessário para se tornar um especialista em BI. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Redatora Web, especialista em Marketing de Conteúdo, especializando em Psicologia e Coaching, graduada em Recursos Humanos. Amo pesquisar e escrever sobre gestão de pessoas e inovação.