escrever para web
Desenvolvimento Pessoal,  Marketing de Conteúdo

Escrever para web: você tem as habilidades de um redator?

Você sabe de que habilidades precisa para escrever para web? O marketing de conteúdo é uma das profissões mais promissoras para o futuro e saber escrever bem pode abrir as portas de uma carreira como redator, seja freelancer ou CLT.

Mas ser um bom redator vai muito além de dominar a ortografia e a gramática. Você precisa ter um conjunto de habilidades essenciais para produzir textos informativos, atrativos e diferenciados se quiser conquistar o seu lugar ao sol como produtor de conteúdo.

Se você acredita que escrever é uma boa saída profissional, vem comigo e descubra algumas habilidades que você precisa e pode desenvolver! Vamos?

Saber escrever bem

Toda escrita requer habilidades técnicas, e é tão importante saber montar as partes de um texto quanto dominar as regras de linguagem. Isso para que a mensagem chegue ao leitor em perfeitas condições, com eficiência comunicativa.

O tom de voz do texto, as pausas, os chamados para ação, o andamento ou o comprimento das palavras e frases entre outros, são aspectos que devem ser levados em consideração e gerenciados com total cuidado ao se escrever para web. 

Outro ponto importante é que de nada adianta escrever um texto tecnicamente correto e bonito, se seu conteúdo não for coerente e fornecer as informações das quais o leitor necessita, de forma clara e objetiva.

Entender o marketing digital

Se você apenas escreve, não precisa ser especialista no assunto. Entretanto, conhecer os fundamentos e as principais ferramentas do marketing digital vai ajudá-lo a se localizar e entender o propósito do seu trabalho quando escreve para web. Afinal, esse é o segmento que oferece a maioria das oportunidades para redatores.

Seus textos precisam ser otimizados para ser encontrados pelos mecanismos de busca; os e-mails e conteúdos de landing pages precisam ser persuasivos, a fim de convencer os leitores a executarem uma determinada ação. Tudo isso se consegue por meio de ferramentas do marketing digital, como o copywriting e o SEO  entre outras.

Ser um bom aprendiz

Essa habilidade não é importante apenas para redatores. Todas as profissões hoje em dia exigem aprendizado constante. Viver no mundo atual, tão veloz e volúvel, exige uma alta capacidade de aprendizado. Os redatores, no entanto, precisam ir mais longe!

Temos a responsabilidade de transmitir conhecimentos e precisamos pesquisar e aprender muito para produzir bons conteúdos. Os conteúdos evergreen principalmente, pois serão referência de pesquisa para sempre. Além disso, precisamos aprender sempre novas técnicas para melhorar nosso processo de escrita.

Ser sintético

Um leitor não está interessado em ler, em cinco parágrafos, o que ele pode ler em dois. Portanto, quem vai escrever para a web precisa saber extrair o núcleo da informação, eliminando palavras ou expressões desnecessárias e mantendo o significado original do que será exposto. O conteúdo precisa ser completo e coerente, da forma mais sucinta possível.

Ter disciplina

Quando trabalhamos em home office, não temos ninguém para nos lembrar dos prazos e cobrar resultados. Sendo assim, a disciplina é um requisito necessário para todo bom profissional freelancer,  redator, editor de conteúdo ou qualquer outra área.

Você não é uma pessoa disciplinada e que consegue seguir fielmente suas rotinas e planejamentos? Eu também não! Mas, para trabalhar em casa, precisei encontrar um equilíbrio na minha bagunça e utilizar algumas ferramentas que me ajudam entregar meus compromissos em dias e sem correrias.

Ter empatia

Ao escrever para web precisamos entender qual é o objetivo do cliente e qual é o conteúdo mais apropriado para cada objetivo. Portanto, precisamos ser capazes de nos conectar com ele, a fim de oferecer soluções ideais.

Ainda mais importante é a conexão com a persona do cliente. Precisamos entender, de verdade, suas dores, seus anseios e objetivos e saber exatamente o que ela precisa ler antes de começarmos a compor um texto.

Entender muito de SEO

Como já vimos, um bom texto para a web precisa ser amigável aos mecanismos de busca, como o Bing e, principalmente, o Google. A forma como conseguimos isso é por meio do Search Engine Optimization (SEO).

Com o domínio dessa ferramenta conseguimos melhorar o ranqueamento dos conteúdos nos buscadores. Isso porque ela permite otimizar palavras-chaves, títulos e intertítulos entre outros fatores.

Existem muitos cursos de SEO que você pode fazer online, e também muito conteúdo gratuito, mas é importante buscar atualizações constantes na área, pois os sistemas de rastreamentos mudam a todo momento.

Saber inovar

A maioria dos conteúdos hoje são produzidos para a internet. Por sua vez, ela está repleta de textos com diversos tipos de informações espalhados em mais de um bilhão de blogs. Isso significa que tudo o que pensamos em escrever, assim como este artigo, já existem outros conteúdos sobre o assunto online.

Sendo assim, se a ideia do conteúdo é se destacar e atrair leads para seus clientes, você precisa se mais que original. Precisamos encontrar novas formas de dizer o que já foi dito, sermos mais relevantes e atrativos que a maioria para conseguimos nos destacar na multidão.

Saber construir um bom networking

Sabe de onde vem as oportunidades de trabalho quando você atua como freelancer? Mesmo se quer conseguir uma boa colocação como redator em uma organização, o networking pode te ajudar a chegar lá! 

Você precisa investir em relacionamentos relevantes para seus objetivos, ser ativo nas redes sociais, principalmente no LinkedIn. Foi lá que consegui meus melhores clientes, que chegaram até a mim por meio do meu perfil bem preenchido, os conteúdos que publico e por indicação de outras pessoas que já conhecem o meu trabalho.

Vá a eventos de marketing ou sobre os assuntos que você escreve, conte para seus familiares, amigos, colegas do futebol, mães do grupo da escolinha do seu filho… De fato, quanto mais pessoas souberem o que você faz, maiores suas chances de conseguir trabalho.

Saber gerir bem o tempo

Pode ler Christian Barbosa que vai ajudar muito! Se o seu trabalho é como freelancer, saber fazer uma boa gestão do tempo é vital para você. Quem trabalha em casa, assim como eu, pode acabar misturando as atividades domésticas, pessoais e de trabalho. Vai tudo ao mesmo tempo!

Eu dobro roupas e rego as plantas nos intervalos de trabalho e paro para buscar minha filha na escola, entre outras atividades. Preciso mesmo organizar minhas tarefas de forma que nunca virem urgências, senão tudo se embola, não faço nada direito, perco os prazos, perco os clientes… Mesmo se você trabalha em uma empresa, a gestão do tempo é essencial, afinal, você tem prazos para concluir as tarefas.

Nosso trabalho exige foco e criatividade, por isso é sempre bom ter uma folga de tempo, considerando imprevistos que podem prejudicar nossa capacidade produtiva. os Apps de gestão do tempo e produtividade ajudam bastante nesse sentido. Mas fique ligado! teste e escolha apenas um deles para usar, ou a bagunça fica ainda maior!

E então, quais são as habilidades nas quais você já é craque? Em quais você ainda precisa trabalhar para dominá-las? Se escrever para web é o que nos motiva, com dedicação e tempo vamos arrumando a casa. 

Acredite! Fica cada dia mais fácil cumprir com nossas tarefas e termos tempo para desenvolvermos novas habilidades. Portanto, o importante é não parar. Nunca!

Redatora Web, especialista em Marketing de Conteúdo, especializando em Psicologia e Coaching, graduada em Recursos Humanos. Amo pesquisar e escrever sobre gestão de pessoas e inovação.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *