Inovação,  Portfólio

Quais são os benefícios de investir em Big Data?

O termo Big Data refere-se ao grande volume de dados, estruturados ou não, com o qual as organizações lidam diariamente. Contar com um sistema que gerencie esses dados de forma inteligente é fundamental para o bom andamento dos processos e para a produtividade da empresa.

Investir em Big Data garante muito mais agilidade, segurança e eficiência no manejo das informações cotidianas de uma organização. Isso porque todas as informações estarão acessíveis, a qualquer momento e de qualquer lugar, em um único banco de dados e o acesso pode ser controlado pelo administrador.

Vamos falar, a seguir, sobre os principais benefícios dessa ferramenta. Acompanhe!

Conheça seu público

Com a administração dos dados coletados pela empresa em um sistema de Big Data é possível identificar com muito mais clareza o perfil do público consumidor de um determinado produto ou serviço. Assim, pode-se investir em estratégias de marketing personalizadas e com muito mais chances de sucesso.

Essa mesma premissa é valida quando o assunto é a gestão de pessoas. Os sistemas de recrutamento e de administração de pessoal utilizam-se de dados estruturados para garantir a formação, desenvolvimento e manutenção de equipes de alto desempenho.

Inove ao investir em Big Data

Inovar é fundamental para se destacar no mercado hoje em dia. Quanto mais ágeis forem os processos da sua organização, mais estratégica será a sua gestão, abrindo caminho para processos criativos inovadores. Com o Big Data, cada ideia será desenvolvida com base em dados previamente coletados, processados e analisados, permitindo a criação de soluções inovadoras e assertivas.

Simplifique seu planejamento estratégico

Todo empreendedor sabe o quanto é importante ter um bom planejamento estratégico para o seu negócio. Às vezes o difícil é saber em que se basear para planejar com eficácia os próximos passos na gestão e desenvolvimento da empresa. Mais uma vez o Big Data é um grande aliado, já que detém, de forma otimizada e de fácil acesso, as informações necessárias para o desenvolvimento de um planejamento eficiente.

Tenha mais segurança

Uma das mais importantes vantagens do Big Data é a segurança. Afinal, uma organização movimenta diariamente dados de milhares de clientes, internos e externos e a privacidade deles está sob sua responsabilidade.

Os sistemas modernos contam com ferramentas de segurança que trabalham com eficiência na prevenção de crimes de desvio de informação e detectam com muita rapidez qualquer evento anormal que possa colocar em risco a segurança dos seus dados.

Trabalhe mais rápido

Já experimentou procurar por documentos em uma sala enorme e cheia de prateleiras com pastas e mais pastas de arquivos? Se sim, entende melhor que ninguém o quanto é importante conseguir encontrar uma informação apenas digitando um código ou uma palavra no computador. Essa é uma das propostas básicas de um sistema de Big Data: facilitar a gestão da informação trazendo agilidade ao dia a dia das organizações.

Vimos que investir em Big Data nos dias atuais só traz vantagens para uma empresa. Um banco de dados inteligente cooperará de forma efetiva para redução de falhas, aumento da produtividade e redução de custos. Uma organização sem uma boa estrutura automatizada de manejo de dados tem seus processos executados de forma mais lenta, reduzindo sua competitividade no mercado.

E você? sua empresa já tem seus sistemas de dados automatizados? Qual a sua experiencia com o Big Data? Conta pra gente!

Redatora Web, especialista em Marketing de Conteúdo, especializando em Psicologia e Coaching, graduada em Recursos Humanos. Amo pesquisar e escrever sobre gestão de pessoas e inovação.

2 Comentários