Recursos Humanos,  RH e Marketing

Desenvolvendo Habilidades: Faça enquanto aprende!

No nosso dia a dia somos bombardeados o tempo inteiro com a ideia de perfeição. Ao ligar a TV ou ler uma revista, nos deparamos a celebração ao perfeccionismo nos dando a impressão de que devemos ter corpos perfeitos, casas perfeitas, vidas perfeitas!

Diante dessa realidade, sentimos-nos constrangidos a fazer tudo com perfeição, e se não somos especialistas em algo, não nos arriscamos nem mesmo a tentar. Há um medo do fracasso que nos impede de descobrirmos nosso potencial e alcançarmos nosso sucesso.

Não é que vamos sair por aí querendo operar um cérebro sem termos no mínimo nos formado em medicina. A especialização é importante e absolutamente necessária em muitas profissões, mas existe um mundo de coisas que você pode fazer enquanto aprende, e o fracasso não é o fim do mundo, não é vergonhoso e nem errado. É só mais um degrau para o sucesso.

Um professor que admiro muito, me disse que quer nos transformar em excelentes profissionais e para isso nos ensina todos os seus métodos, segredos que outros professores não revelariam, passo a passo, nos fazendo praticar ao máximo, mas por mais que aprendamos em sala de aula, a excelência virá com a prática da profissão, que alguns nem mesmo seguirão. Não há curso ou diploma que possa nos transformar em especialistas se não treinarmos nossas habilidades e não buscarmos experiência através da prática.

Aprenderemos fazendo, erraremos vez ou outra, sem dúvida. O diferencial está em como nos comportamos após o erro. Desistimos, lamentamos eternamente ou trabalhamos com todo empenho e dedicação para remediar o erro e não cometê-lo novamente?

Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá.

Eclesiastes 11: 4

Faça enquanto aprende!

Ouvi de um professor de inglês que a melhor forma de aprender outros idiomas é fazendo como as crianças aprendem a falar pela primeira vez. Elas falam errado, se não entendemos repetem, mostram, encenam, e assim vão se comunicando enquanto aprendem a pronunciar corretamente as palavras. Elas não tem vergonha de errar. Por isso aprendem qualquer coisa!

Esse medo de ser criticado e censurado pelos erros, é um carga pesada que a sociedade nos impõe quando adultos. Temos que perdê-lo se quisermos alcançar nossos objetivos.

Isso significa não ter medo e nem vergonha de errar. Se jogue e dê o seu melhor naquilo que você deseja. Faculdades nos dão conhecimento e um diploma. Aprendizado é na prática e quanto mais cedo começarmos, melhor!

Não aprendeu a nadar e a andar de bicicleta quando criança? Que tal perder o medo dos tombos ou do “mico” de precisar de um salva- vidas e começar agora? Você só aprende praticando! Você aprende enquanto faz. Faça!

Seu medo, se não for controlado, pode impedi-lo de viver a vida que você deseja. Não o dê esse poder! Compartilhar meus textos foi fundamental para saber se realmente sou capaz de escrever. O que me faz aperfeiçoar o meu trabalho é exatamente as críticas que recebo quando erro. Ou seja, cada falha e cada crítica me faz chegar mais perto do sucesso que desejo alcançar.

Ainda tenho muitos medos para vencer. Mas um lição já aprendi é não tenho mais medo de errar. Não tenho medo nem vergonha de mudar ou voltar se por acaso eu pegar o caminho errado. Vou continuar fazendo enquanto aprendo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Redatora Freelancer | SEO. Escrevendo principalmente e com muito amor sobre Gestão de pessoas e Marketing digital. Interessada, também, por outros assuntos como literatura, sustentabilidade, plantas artesanato e vida saudável. Apaixonada pela vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *