plantas que purificam

Elas liberam mais oxigênio do que absorvem e são ótimas em seu papel de eliminar substâncias nocivas do ar que respiramos. Conheça 10 plantas que purificam e saiba como aproveitar todos os seus benefícios.

As plantas são excelentes aliadas na decoração, pois deixam os ambientes mais alegres e cheios de vida. Mesmo para quem não dispõe de muito tempo para cuidados ou não possui habilidades para lidar com elas, existem espécies que são super fáceis de cuidar e podem ser mantidas bonitas apenas com uma ou duas regas semanais.

Neste artigo, separei algumas opções que tenho em casa, são fáceis de cuidar e fazem a diferença para o bem estar dos habitantes de uma casa, principalmente em tempos de quarentena. Acompanhe!

1. Antúrio

Antúrio

O antúrio produz lindas flores de diferentes cores e durante o ano inteiro. É uma ótima opção para decorar a cozinha e o banheiro, já que ela é capaz de absorver a amônia dos ambientes, eliminado a toxicidade deixada por produtos de limpeza. A planta requer poucos cuidados e fica bem mesmo em recipientes pequenos.

2. Sansevieria

Sansevieria

Também conhecida como Espada de São Jorge, essa planta é muito encontrada em portas de casas e comércios. Isso devido à crença popular de que ela é capaz de afugentar os invejosos e trazer proteção para a o ambiente que a mantém.

O importante é que, além de sua beleza, ela pode deixar o ar que respiramos mais puro, pois elimina substâncias tóxicas como o benzeno, o formaldeído e o xileno.

3. Dracena

Dracena

São ótimas para serem colocadas próximo a móveis ou em ambientes recém-pintados. A dracena apresenta diferentes tons de folhagens, oferecendo opções para todos os gostos e estilos de decoração. Essas plantas purificam o ar de substâncias como o formaldeído e xileno, purificando o ar, além de serem pouco exigentes em sua manutenção, já que retêm muita água.

4. Ficus

Ficus verde

O Ficus fica excelente quando combinado a plantas pendentes e menores em um canto da varanda, mas também pode ser mantido em um vaso dentro de casa, desde que o local receba bastante luz natural  e um pouco de sol, pelo menos algumas horas por dia.

A planta limpa o ar de substâncias nocivas contidas nos produtos de limpeza, que podem causar alergias e dores de cabeça. Elas devem ser plantadas em um solo leve e arejado, pois suas raízes auxiliam na remoção das impurezas do ar.

5. Lírio da paz

Lírio da Paz

O Spatifilus, popularmente conhecido como lírio da paz, é uma bela folhagem verde que produz lindas flores brancas durante o ano todo. Embora sobreviva bem com pouca luminosidade, ele se desenvolve e floresce mais em ambientes que recebem muita luz natural.

A planta também filtra formaldeído, presente em tintas e colas, e outras substâncias como benzeno, acetona ou tricloroetileno. Espere o solo secar antes de regar novamente e borrife água em suas folhas para que fique sempre verdinha e bonita.

6. Palmeira Chamaedorea

Palmeira chamaedorea

Essa palmeira limpa vários tipos de componentes tóxicos do ar. Ela tem porte pequeno, podendo ser adaptada facilmente aos ambientes. A chamaedorea gosta de bastante umidade, mas seu solo não pode ficar encharcado. No quarto, ela pode ajudar a respirar e a dormir melhor. Encontre um lugar bem iluminado, mas sem luz solar direta, para que ela fique sempre verdinha.

7. Costela de Adão

Planta costela de Adão

A Costela de Adão é uma espécie de filodendro, folhagens vigorosas e belas que não demandam muitos cuidados, apenas precisam de rega e adubação regulares. Elas se adaptam muito bem a ambientes internos e é uma das plantas que purificam o ar, eliminado o formaldeído.

8. Planta Aranha (Chlorophytum)

Planta Aranha (Chlorophytum)

Essa planta tem o poder de eliminar mais de 90% do monóxido de carbono dos ambientes em que se encontra. Ela também reduz os níveis de vários outros gases e é uma ótima opção para decoração de cozinhas e salas de estar. No verão, regue-a com maior frequência e não deixe o solo secar.

9. Jiboia

planta jiboia

Essa é uma bela planta com folhagem variegada que pode ser pendurada em um canto e mantida como pendente ou tutorada com um tronco onde ela possa se apegar. Fica linda em qualquer ambiente e pode se combinada com várias outras plantas na decoração. Ela absorve o benzeno, o formaldeído e o xileno liberados por produtos de limpeza.

10. Cacto

cacto - planta que purifica o ar

Segundo numerosos estudos, essa planta é muito eficaz contra radiação e ondas eletromagnéticas. Por isso, é interessante usá-las na decoração de escritórios, próximo a computadores, fiação e outros aparelhos. Eles precisam de muita luz natural e pouca água.

Como você pode constatar, plantas não são apenas decorativas. Elas também ajudam a manter saudáveis os ambientes que compartilhamos com nossos familiares e amigos, e também onde trabalhamos.

Segundo pesquisa realizada pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), essas e outras plantas que purificam o ar, têm a capacidade de absorver as substâncias tóxicas pelas folhas, promovendo a filtragem do ar que respiramos. Eles ainda recomendam que cada 10 m/2 tenha de uma a duas plantas.

Gostou deste conteúdo? Siga minha página no Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram para receber as novidades em primeira mão.