como adaptar a rotina na quarentena

A quarentena é uma das principais medidas tomadas para tentar conter a propagação do coronavírus – Covid-19. A suspensão das aulas, juntamente com a instituição do home office em muitas empresas, faz com que os pais se deparem com um novo desafio: como adaptar a rotina na quarentena com as crianças em casa?

Vale lembrar que o isolamento domiciliar é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e determinado pelo Ministério da Saúde e governos dos estados. Manter a família em casa nesse momento é um ato de amor ao próximo, mas precisamos ser muito criativos para não nos perdemos entre as brincadeiras e rotinas de trabalho.

A seguir, veja algumas dicas para entreter os pequenos e adaptar a programação da família na quarentena.

Crie uma nova agenda

Principalmente se você aderiu ao trabalho remoto, é muito importante rever os horários de atividades da família. A agenda deve incluir tempo para você se dedicar às suas tarefas profissionais e também para ajudar as crianças com os estudos. Procure envolver os pequenos na maioria das atividades, a fim de que não se sintam sozinhos e entediados.

Aproveite as refeições em família

Em muitos lares, por causa da correria do dia a dia, é comum que as refeições não sejam compartilhadas por todos. Já que estamos em casa, podemos aproveitar para preparar aquela receita deliciosa de família, envolvendo nossos filhos no processo e comermos, todos juntos, à mesa.

Cuide das plantas

Criança em casa cuidar das plantas

Essa é uma das minha atividades favoritas e um ótima oportunidade para ensinar lições de sustentabilidade e ciências para as crianças. Você pode ensinar, de forma prática e descontraída, o quão importante é cuidar da natureza e evitar o desperdício de recursos naturais.

Aproveite as atividades físicas

Um cuidado que devemos tomar é o de não perdermos o ritmo na quarentena. É legal investir em atividades que possam ser compartilhadas com as crianças. Assim otimizamos o tempo e elas se mantêm em forma também. Aproveite os vídeos de zumba e outros exercícios aeróbicos disponíveis no youtube, jogue games com kinect e/ou tire as petecas e bolas do armário, se você tiver espaço.

Faça sessões de cinema

Esse pode ser um dos momentos favoritos das crianças! deixe que elas escolham o filme, faça pipoca e desligue as luzes para deixar o ambiente parecido com o das salas de cinema. Aproveite para incluir filmes que trazem boas lições e aprendizados e peça para os pequenos fazerem seus comentários após cada sessão.

Priorize um tempo para os estudos

quarentena atividades escolares

Quem tem filhos em escolas particulares, certamente está lidando com um bom volume de atividades para serem realizadas durante a quarentena. Embora elas sejam, em grande parte, uma forma de manter o vínculo e justificar o pagamento das mensalidades, também são importantes para que as crianças não percam o ritmo de aprendizado.

Quanto mais disciplinas e conteúdos as instituições conseguirem manter em dia, menor será a dificuldade das crianças em recuperar o tempo perdido. Isso pode evitar, inclusive, que elas percam o ano escolar.

Portanto, dedique um tempo para planejar sua semana de forma que inclua, não apenas muitas atividades em família, mas também um tempo fixo, todos os dias, para ajudar os pequenos com as atividades escolares.

Espero ter ajudado você com essas dicas de como adaptar a rotina na quarentena com criança em casa. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!