Alimentos para baixar a glicose

Quando ingerimos carboidratos, os açúcares desses alimentos se metabolizam em glicose no nosso organismo. Muitas pessoas apostam em dietas com pouco ou nenhum carboidrato para baixar a glicose, mas nutricionistas alertam que esse pode não ser um bom caminho, já que nosso corpo precisa da energia que esses alimentos proporcionam.

O melhor caminho para manter o corpo em equilíbrio é apostar em uma dieta balanceada, sem deixar nenhum nutriente de fora. Existem alguns alimentos que contêm propriedades capazes de baixar a glicose no sangue, ajudando a prevenir muitos males e a controlar doenças crônicas como a diabetes. Vamos conhecê-los?

1. Espinafre

Espinafre ajuda a baixar a glicose

O espinafre é fonte de aminoácidos e minerais como o cálcio, ferro, potássio e magnésio. Também é uma verdura rica em fibras, o que faz dela uma aliada na redução dos níveis de açúcar no sangue.

2. Tomate

tomate

Tomates são ótimos aliados para baixar a glicose, consumidos em saladas, sucos ou como ingrediente de molhos e sopas. O fruto suculento e delicioso possui baixíssimo teor de calorias, sendo 22 por unidade, e tem menos de 5 gramas de carboidratos. A vitaminas C também está presente no tomate e protege o organismo das lesões que podem ser causadas pelo alto índice de glicose.

3. Alho

alho

Entre outras coisas, o alho ajuda a controlar a pressão alta , reduz os danos à aterosclerose, previne alguns tipos de câncer e, de acordo com pesquisas recentes, ajudaria as pessoas com Diabetes a reduzir os níveis de glicose no sangue em conjunto com um tratamento com insulina, dieta equilibrada e sob supervisão médica.

Segundo os autores da pesquisa, certos componentes contidos no alho ajudam a bloquear a inativação da insulina no fígado , o que aumentaria a quantidade desse hormônio no organismo para regular o nível de glicose.

4. Brócolis

brócolis

brócolis foi um dos remédios disponíveis contra açúcar no sangue se você está sofrendo de diabetes tipo 2. Os pesquisadores descobriram Universidade de Lund, Suécia. Em particular, a sua investigação incidiu sobre as propriedades de surtos de brócolis , que são importantes para controlar os níveis de açúcar no sangue . Tudo seria graças a um antioxidante presente nesses vegetais. É sulfurato , abundantemente contido em brócolis, o que pode diminuir o diabetes.

5. Lentilha

lentilha para baixar a glicose

A lentilha é um alimento rico em fibras, elementos que são importantes aliadas para regular a absorção de glicose pelo organismo. Outros grãos como o feijão, ervilhas e grão de bico também são tão benéficas como a lentilha e ajudam a formar um cardápio mais variado e nutritivo. É importante manter uma ingestão de média de duas porções de leguminosas por dia.

6. Chia

chia

A chia também é uma excelente fonte de fibra, elas ajudam a evitar picos de glicose e controlam a produção de insulina. Ela é uma semente muito versátil. Fica ótima acompanhando saladas, doces ou salgadas, vitaminas, iogurtes e várias outras receitas.

7. Abacate

abacate

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Essas gorduras ajudam o organismo a quebrar a resistência à insulina e metabolizar o açúcar. Elas também podem sem encontradas em castanhas, nozes e azeite, fazendo desses ótimos aliados de uma dieta saudável.

8. Aveia

aveia

A aveia é rica em fibras solúveis, um nutriente que contribui para a redução da velocidade da absorção da glicose, controlando seus níveis no organismo. Além disso, a aveia também age no controle da absorção do colesterol ruin (LDL)..

9. Ovo

ovo

o ovo ” por causa de seu conteúdo protéico favorece a secreção de glucagon, um hormônio que favorece o equilíbrio da insulina, melhorando o controle do apetite, açúcar no sangue, peso e armazenamento de gordura corporal

10. Canela

canela para baixar a glicose

Além da canela, existem vários chá que ajudam a baixar a glicose, como as ervas quebra-pedra, sálvia, pata de vaca, melão de são caetano, carqueja e a insulina vegetal.

Seja em uma dieta de emagrecimento ou para auxiliar no controle da diabetes, é importante que o consumo desses alimentos sejam bem dosados, pois muitos deles são muito calóricos. Um acompanhamento nutricional é a melhor forma de garantir que seu organismo receba os nutrientes na medida certa, de acordo com suas características e necessidades da sua saúde.

Conhece outros alimentos e chás que ajudam a baixar a glicose? Deixe seu comentário e conta pra gente!