processo de recrutamento e seleção
Recursos Humanos

Como conduzir um processo de recrutamento e seleção?

Encontrar os talentos adequados para preencher vagas em uma empresa pode até parecer uma tarefa fácil, mas não é bem assim. É preciso um processo de recrutamento e seleção planejado e muito bem estruturado para não se arriscar a contratar as pessoas erradas, trazendo transtornos e despesas para a organização.

O planejamento do processo de recrutamento permite ao profissional de RH um maior controle das etapas, e assim possibilita transparência para os candidatos, que se sentirão mais seguros sabendo se estão em congruência com a cultura e valores da organização.

Para facilitar todo esse processo, trazendo mais praticidade para a vida do recrutador, muitas empresas e especialistas em recrutamento e seleção de pessoas têm desenvolvido métodos que trazem inovação e mais eficiência aos processos seletivos.

Acompanhe as dicas a seguir!

Defina o Perfil do profissional que a vaga carece

Antes da divulgação de uma vaga, é necessário entender qual o perfil do profissional que deve ocupá-la. Para tanto, recrutador e gestores devem definir juntos, que habilidades, experiências e responsabilidades esse profissional precisa ter e que pacote de remuneração e benefícios a empresa poderá oferecer. Com essas informações em mãos, é hora de elaborar uma chamada para o processo de recrutamento.

Divulgue a vaga com o perfil predefinido

Esse é um momento para fazer uso das inovadoras ferramentas de recrutamento online. Hoje muitos sites de emprego, inclusive gratuitos para os candidatos, contam com instrumentos que permitem pesquisar vagas e enviar currículos por um aplicativo próprio.

Alguns apps mais modernos e baseados em Business Intelligence, conduzem todo o processo de divulgação das vagas e triagem de candidatos. Eles também oferecem uma experiência gamificada e atrativa para os participantes.

Aposte também no Employer Branding, uma estratégia que visa promover a marca empregadora da organização, fazendo com que ela atraia os melhores profissionais para compor sua força de trabalho.

Utilize ferramentas online no processo de triagem

O recrutamento online é vantajoso para o candidato que não precisa mais se deslocar de empresa em empresa levando seu currículo impresso. É também um diferencial para o recrutador que terá mais facilidade em filtrá-los com ferramentas oferecidas pelos sistemas.

Hoje é fácil encontrar ferramentas que podem facilitar e agilizar o processo de triagem como testes como lógica, português, perfil comportamental e fit cultural.

Além disso, os currículos podem ser filtrados com base na escolaridade, experiência, geolocalização e área de atuação do candidato. Assim, fica à disposição dos recrutadores apenas os currículos realmente relevantes para a vaga disponível.

Conheça na prática as habilidades dos candidatos

Após a triagem e até mesmo uma primeira entrevista que poderá ser feita também à distância, é hora de conhecer os candidatos pré-selecionados. Esse é o momento de colocar em prova suas habilidades e comportamentos.

Dinâmicas em grupo e provas situacionais são fundamentais para observar as habilidades e competências do candidato no momento em que ele realmente precisará usá-las. Aposte nas dinâmicas em forma de games para engajar as equipes e revelar o melhor de cada um.

Não se esqueça do feedback

Para o candidato que não passou no processo seletivo, é importante saber por quais motivos ele foi eliminado. Não ter um retorno o deixa frustrado. Ao dar esse feedback, além de ajudar o profissional a corrigir seus pontos fracos e se preparar melhor, a empresa demonstra ter por ele respeito e empatia.

Na era das redes sociais e da informação globalizada, é importante que as empresas se preocupem em não deixar margem para a negativação de sua imagem. Isso pode prejudicar, não só futuros processos seletivos, mas também o relacionamento com parceiros de negócios e clientes.

Um bom processo de recrutamento deve levar em conta, não só as necessidades da empresa para preencher uma vaga em um determinado momento, mas também os reflexos futuros.

Processos bem elaborados e executados garantem contratações eficientes, diminuição na rotatividade de pessoal e, portanto, mais produtividade para a organização.

Entendeu como conduzir seu processo de recrutamento e seleção para encontrar os melhores talentos e, assim, manter uma boa imagem da sua empresa? Conte também para seus colegas! Compartilhe nas suas redes sociais.

Redatora Web, especialista em Marketing de Conteúdo, especializando em Psicologia e Coaching, graduada em Recursos Humanos. Amo pesquisar e escrever sobre gestão de pessoas e inovação.

Um comentário