Quero ser freelancer!

Quero ser freelancer

Saiba como começar a ganhar dinheiro com suas habilidades sem sair de casa

Se você chegou até este artigo, provavelmente está considerado trabalhar como freelancer, mas ainda não sabe bem quais as melhores formas de conseguir seus primeiros trabalhos na web. Então nada de rodeios. Vamos entender como começar e quais as melhores plataformas para te auxiliar nessa jornada.

Defina qual será a sua área de atuação

O primeiro passo é definir que serviços você vai oferecer: criação de conteúdo, design, webmaster, administração de redes sociais…

Existe uma infinidade de tarefas e consultorias que podem ser desenvolvidas e negociadas online. Sendo assim, para escolher onde começar é imprescindível que você tenha definido quais serão as suas especialidades exploradas.

Como freelancer de produção de conteúdo para a web, comecei e recomendo para todos que comecem com a Rock content. Por quê?

Quero ser freelancer! Escolha qual a melhor plataforma para começar a trabalhar

Rock Content

Muito mais que uma plataforma de serviços, a rock content é a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina e vai fornecer todo o suporte e conhecimento que você precisa para começar a escrever para web.

Antes de de se candidatar a para o time de freelancers, você vai acessar o site da universidade Rock content e fazer, gratuitamente e em poucas horas o curso de Produção de Conteúdo para a Web.

Esse é um curso completo, com vídeo aulas muito agradáveis que, sem dúvida, vai te dar todas as diretrizes e conhecimentos que você precisa para ser um bom redator SEO. Concluído o curso, que costuma ser exigido, inclusive, em algumas vagas de emprego na área de marketing, acesse a plataforma da Rock, escolha o assunto sobre o qual você tem mais facilidade para escrever e candidate-se!

O processo é muito bem explicado na plataforma e a resposta da candidatura sai em até 10 dias. Você recebe também um feedback completo dos avaliadores. Sendo assim, se não passou de primeira, não esquenta! Faça as alterações propostas e envie o texto para avaliação novamente.

Uma coisa que vale a pena observar é que os conhecimentos adquiridos no processo para se tornar um um freela da Rock serão, também, um enorme diferencial para você ao procurar por trabalhos em outras plataformas.

Great Content

Ainda falando em trabalhos de escrita, outra plataforma na qual gosto muito de trabalhar é a Great Content. Eles nem sempre tem vagas abertas para novos freelas, mas você pode deixar um pré-cadastro e será avisado quando abrirem um processo de seleção.

Para se increver você vai precisar do certificado de Inbound Marketing da Hubspot Academy. Um curso também muito tranquilo e rápido que agrega conhecimentos importantíssimos. A demanda de trabalho na Great Content será de acordo com a pontuação que você alcançar no teste inicial. A qualidade dos trabalhos concluídos serão o referencial para aumentar ou reduzir essa pontuação.

Plataformas de trabalho por leilão

Você ainda pode contar com plataformas como o 99freelas e o workana para conseguir trabalhos. Nesses sites, as tarefas disponíveis no sistema são disputadas por vários freelas e o autor do projeto decide qual proposta aceitar.

Você pode conseguir bons trabalhos em várias áreas, mas a maioria opta pelos lances mais baixos, o que significa trabalhar bem mais e ganhar bem menos!

Para oferecer seus serviços em plataformas de leilão é muito importante que você já conte com um currículo de bons trabalhos. Isso porque eles serão essenciais para atestar as suas habilidades. É que, nesse caso, a negociação é livre entre o cliente e o freelancer e não é feito nenhum teste para se cadastrar. Portanto, se você não tiver um bom trabalho para mostrar, será difícil ter a primeira proposta aceita.

A grande vantagem é a enorme variedade de opções que as plataformas livres oferecem. Escolha entre diferentes áreas como: web design, tradução, revisão de livros, photoshop, arte e administração de redes sociais, entre outras. Sempre há trabalho disponível e sempre muita concorrência também! Por isso a importância do portfólio e muita habilidade de negociação.

Ainda há outras plataformas a serem exploradas com a TextBroker, Fiverr, freelancer.com, e outros. Só falei aqui sobre as que foram fáceis pra eu me adaptar no meu começo como freelancer.

Quando tiver novas experiências, voltarei a compartilhar aqui. Espero ter ajudado você a escolher por onde começar a conseguir seus primeiros trabalhos como freelancer. Siga este blog por email para receber artigos como “quero ser freelancer” e muito mais. Boa Sorte!

Estudante de Recursos Humanos. Atualmente trabalhando como redatora freelancer nas empresas Rock Content e Great Content. Tenho grande interesse por assuntos como gestão de pessoas, sustentabilidade, meio ambiente, marketing digital e vida saudável.