Deixa de recalque!

deixa de recalque

Você sabe o que é recalque? Se você é uma das pessoas que pensa nessa palavra simplesmente como um sinônimo para inveja, tudo bem! Você não está sozinho!
O mundo da música popular nos últimos tempos tem falado muito de recalque em um contexto que ele fica facilmente associável à inveja.

O recalque, segundo a psicanálise é um mecanismo de defesa que, teoricamente, tem como função fazer com que exigências pulsionais, condutas e atitudes, além dos conteúdos psíquicos a elas ligados, passem do campo da consciência para o do inconsciente, ao entrarem em choque com exigências contrárias.

Deu pra entender? Bagunçou legal com meus neurônios, mas vamos lá!

Maria está sentada sozinha no sofá de casa num pequeno intervalo entre seus inúmeros afazeres domésticos. Enquanto toma um suco para recuperar as energias ela pensa em como seria viver a vida de outra forma:

Seria bom conhecer o mundo, sair por aí sem preocupações, tirar umas férias do marido, dos filhos…
Ela adoraria dar um tempo e, bem no fundo, ela sabe que pode. Afinal, vivemos em uma sociedade
livre e só nós somos donos das nossas escolhas.

Então Maria sorri se imaginando desfilando entre as vitrines em Paris ou tomando um belo banho de mar em uma praia do caribe enquanto é admirada e desejada pelos homens ao redor…
Aí ela abre os olhos e se depara com sua rotina diária: cuidar do marido, que nem sempre lhe dá o devido valor, alimentar e educar os filhos que estão sempre espalhando suas coisas pela casa…

Seria bom mesmo umas férias de ser Maria!

Mas o que os outros vão pensar? ela pensa Vão me condenar por abandonar minha família! Serei vista como uma mãe ruim! Meu marido vai arrumar outra! Meu Deus! Isso não é certo! Tenho que carregar a minha cruz…
E assim, nesse momento em que essa cruz͛ parece tão pesada, Maria desiludida resolve dar uma navegada pelas redes sociais para relaxar. Não demora e ela se depara com a foto da ex-colega
de escola toda poderosa fazendo selfie em frente a torre Eiffel!

O que ela diz?
Como é que pode! Nunca imaginei que ela fosse boa coisa mesmo! Só uma mãe sem coração e
uma péeeesima esposa para largar a família assim!
Essa mulher está perdida! Sempre a achei meio vadia agora ta confirmado! Marido e filhos
aqui sozinhos e ela va-ga-bu-dan-do em Paris!

Deu pra entender o que é recalque?

É quando você quer muito fazer uma coisa, mas suas crenças, convicções e medos te impedem.
Então você transforma aquilo, no seu inconsciente, em um erro terrível, em um pecado mortal!
Consequentemente você vê todos que tem aquela atitude como pecadores, como pessoas sem moral, mas elas são só o reflexo da sua mente querendo se libertar das amarras e regras da sociedade, das suas crenças, da sua família…

Então, mais uma vez, deixa de recalque!

Uma pessoa recalcada é uma pessoa reprimida, sem coragem pra voar…
Sentimentos assim ferem a nossa alma, nos transforma em pessoas amarguradas, infelizes…
Assim como a simples inveja, o recalque adoece, causa depressão, e destrói tanto quanto o câncer!

Maria poderia ter pensando, quando viu a foto da amiga, que aquela viagem fosse um presente do marido e dos filhos como forma de gratidão por ela ser boa mãe e esposa. Mas o seu subconsciente programou-se para ver apenas o lado negativo das coisas. Ela só vê o que considera feio e errado. Que triste!

Se você não vai sair da sua zona de conforto, se acha pesado demais o fardo dos julgamentos que pode sofrer se decidir mudar de rumo ou sucumbe ao medo do que possa sair errado, entenda que essa é uma escolha sua!

Muitos pulam do sofá e vão correr atrás dos sonhos sem se importar com os mortos e feridos do caminho! Isso não é mesmo bonito, mas antes de simplesmente aceitar que nada
pode ser feito, tente entrar em um acordo. Pense que as pessoas que te amam querem te ver feliz e poderão sim, te apoiar em um processo de mudança ou em uma simples viagem solitária a Paris!

Pense também no efeito que sua insatisfação com a vida que está levando pode causar nas pessoas que você ama. Talvez algumas pequenas mudanças na sua vida possam refletir
positivamente na vida deles.

Deu pra entender? Se por acaso você se deparar com algo que lhe parecer feio, egoísta ou pecaminoso, procure lá no seu intimo o mais leve desejo de fazer algo parecido e, se encontrar, não julgue!
Se não puder dizer algo de bom, apenas curta a coragem dos seus amigos.

Inspire-se!

Beijinho no ombro para os recalcados de plantão!

Estudante de Recursos Humanos. Atualmente trabalhando como redatora freelancer nas empresas Rock Content e Great Content. Tenho grande interesse por assuntos como gestão de pessoas, sustentabilidade, meio ambiente, marketing digital e vida saudável.