Decorar é uma arte sedutora. Nada melhor que a emoção de escolher cada detalhe de cada cômodo da nossa casa. Quando se trata da primeira casa ou apartamento essa emoção é ainda maior e dá vontade de sair comprando tudo o que achamos bonito ou útil, não é mesmo? Mas é preciso ter muita calma nessa hora.
A importância da decoração vai muito alem de tornar o ambiente bonito e agradável. Para um espaço confortável e eficiente é fundamental um bom planejamento, de preferência feito por um profissional qualificado, visando o uso dos materiais certos para cada situação.
Cada componente precisa ter o tamanho e o tom perfeito para cada espaço. Veremos a seguir a importância de alguns elementos essenciais para auxiliar no momento de planejar a sua decoração. Vamos lá?

O planejamento do espaço

Independentemente do tamanho do seu espaço, você pode transformá-lo em um ambiente eficaz e agradável. Disposição e tamanho dos móveis, iluminação, cor, quadros, espelhos e cortinas são escolhas que farão toda a diferença no resultado final da sua decoração.
Uma cozinha pequena, por exemplo, pede móveis compactos e verticais, deixando folga suficiente para a circulação. Um enorme fogão de seis bocas pode ser muito atraente, mas como ele vai se encaixar no seu espaço?

A iluminação do ambiente

A iluminação é uma das partes mais importantes na decoração de um ambiente. A luz é responsável por criar o clima adequado para diferentes atividades em diferentes momentos do dia. Os componentes da decoração devem ser agradáveis à vista, mas também levar em conta a praticidade no resultado final do projeto.
No banheiro, por exemplo, devem-se evitar luzes refletoras, pois elas criam sombras. A iluminação desse espaço deve privilegiar a bancada e o espelho, facilitando rotinas como se maquiar e pentear os cabelos.

A magia das cores

As cores despertam diferentes sensações nas pessoas e também têm o poder de ampliar ou encolher o ambiente. Cores mais escuras dão a sensação de reduzir, enquanto as mais claras fazem os espaços parecerem maiores.
Ambientes mais calmos como quartos e escritórios pedem cores mais neutras e sóbrias, enquanto salas, cozinhas e varandas podem ser pintadas com cores mais alegres e vibrantes.

Os móveis certos

Os móveis são de fundamental importância, pois serão responsáveis pela organização do seu lar. Cada cama, sofá ou mesa, deve ter o tamanho e a cor ideal para o espaço que vão ocupar.
Os armários devem ter tamanho suficiente para guardar todas as suas coisas sem comprometer o espaço mínimo para uma circulação confortável, que deve ser de pelo menos 60 cm entre os móveis.
A Importância da decoração
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os detalhes que fazem a diferença

Enquanto os quadros são simplesmente decorativos, as cortinas podem ter funções importantes como barrar o sol em alguns momentos do dia. Ambos são detalhes importantes na decoração, assim como as plantas que não só deixam seu ambiente mais bonito, como também ajudam a purificar o ar ao redor.
Se o seu ambiente é amplo, você pode apostar em aparadores, vasos e abajures para ajudar a preenchê-lo, mas sempre zelando pela harmonia e lembrando sempre que, na dúvida, menos é mais.

A importância da decoração com espelhos

Seja para dar aquela espiada no visual, para ajudar a espalhar a luz do sol ou para dar a sensação de amplitude aos pequenos ambientes, o espelho é um grande aliado da decoração. No entanto, é preciso ter cuidado e trabalhar considerando a harmonia com o ambiente, pois o exagero pode criar uma sensação oposta à que se deseja.
Essas são nossas dicas de hoje para ajudar a deixar seu apartamento lindo e aconchegante. Planeje com carinho cada detalhe, com ajuda de um bom profissional para garantir que tudo fique exatamente com você imaginou.
Gostou deste artigo? Receba muito mais dicas sobre a importância da decoração, seguindo este blog, temos sempre novidades interessantes para você.
A Importância da decoração

Estudante de Recursos Humanos. Atualmente trabalhando como redatora freelancer nas empresas Rock Content e Great Content. Tenho grande interesse por assuntos como gestão de pessoas, sustentabilidade, meio ambiente, marketing digital e vida saudável.