As flores da assistacia ou coromandel são lindas. Pequenas e dedicadas, elas conferem ao jardim uma harmonia incrível. A asystasia rendada, além das belas flores, também possui belas folhinhas com listras brancas que, por si só, já expressam uma encantadora beleza. Ela é muito atrativa para abelhas e borboletas porque exala um perfume agradável.

A Asystasia  gangetica é uma planta herbácea da família Acanthaceae, conhecida também como coromandel, asistásia, violeta chinesa e dedaleira rasteira. É uma cobertura rasteira que pode chegar a um metro de altura se apoiada por estacas. Ela cresce rapidamente sendo considerada, por alguns, como planta daninha, já que ela se alastra rapidamente pelos canteiros.

Como cuidar da Asystasia Rendada

De origem asiática, principalmente Índia e Malásia, é uma planta de clima equatorial ou tropical e não tolera muito bem a baixas temperaturas. Ela floresce melhor se cultivada em sol pleno, mas também pode ser mantida em meia sombra. Você pode mantê-la como planta rasteira ou apoiá-la com estacas para que ela cresça verticalmente.
A Coromandel cresce muito bem em canteiros, mas também pode ser cultivada em vasos e jardineiras, desde que em solo fértil, úmido e enriquecido com matéria orgânica. Ela se multiplica facilmente por sementes, por estaquia, e por divisão de touceiras e floresce durante todo o ano, deixando o seu jardim lindo mesmo no inverno.

Outras variedades da Coromandel

Além da Asistásia rendada, a Coromandel ou Asystasia gangética também possui outras variedades: a Asystasia variegada e a de folhas verdes, por exemplo. Todas elas têm em comum as belas flores em tons que vão do branco ao roxo. Certamente serão uma fonte de alegria no seu jardim ou em uma singela jardineira na janela.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Coromandel ou Asystasia rendada? É uma planta pouco encontrada, pelo menos aqui em BH, mas com uma beleza que vale muito a pena ser divulgada! Encontrei minha muda pela internet, na loja Alternativa Rural. Ela chegou em um bom estado e floresceu em pouco tempo.
Você sabe onde encontrá-la em sua cidade? Compartilhe com a gente, deixando seu comentário e ajude outras pessoas a apreciar de perto a beleza dessa linda arte da natureza.

Asystasia rendada - Asistasia gangetica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *