Suas Plantas sempre lindas

Veja Abaixo Dicas de como manter suas plantas sempre saudáveis e bonitas.


Trevo Roxo (Oxalis regnellii atropurpurea)
Trevo Roxo (Oxalis regnellii atropurpurea)

Para quem ama plantas, mas não entende muito sobre elas, a ideia que sem tem de cuidado pode ser, rega-las sempre e aduba-las para que fiquem sempre bonitas. Assim quando algumas delas começam a desfalecer, vem a frustração e a pergunta: O que será que eu fiz de errado? Cuidei com tanto carinho e ela está morrendo! devo ter “dedo podre” para plantas!

Dedo podre. Vejo essa expressão em muitos comentários em sites sobre plantas de pessoas reclamando que não conseguem faze-las prosperar.
Acredite, você não tem dedo podre, apenas precisa entender, que cada planta, tem uma “personalidade” própria e exige cuidados deferentes.
Nem todas gostam de muita água e adubo, o que pode leva-las a apodrecer e morrer, e esses não são os únicos cuidados que se devem ter com elas.

Dinheiro em penca (callisia repens)
Dinheiro em penca (callisia repens)

Cuidados básicos gerais para todas as plantas.


– Perceba quando o vaso ficou pequeno demais e mude-a para um vaso maior. Se as raízes não tem mais lugar para desenvolver, a planta para de crescer, e logo começa a mostrar sinais de desnutrição. água e adubo não vão ajudar nesse caso. Replante-a, dividindo-a em dois vasos ou mudando para um vaso maior.
– Retire as folhas e flores mortas, Quando uma parte da sua planta está danificada, toda a planta começa a gastar suas energias tentando recupera-las, ao elimina-las, sua planta irá usar toda a força para produzir novas folhas e flores.

Hortelã e orégano
Hortelã e orégano
 A maioria das ervas e temperos gostam de sol pleno ou no máximo meia sombra.

Descubra o melhor local para sua planta


Algumas plantas se desenvolvem melhor sob sol pleno. Outras preferem meia sombra, de preferência pegando só o sol da manhã. E há ainda as que preferem sombra, recebendo apenas luz indireta. Pesquise sobre sua planta, uns minutos no Google e você descobre qual o lugar ideal para ela.

espadinha (sansevieria-trifasciata-hahnii)
espadinha (sansevieria-trifasciata-hahnii)
Sanseviérias são excelentes plantas de interior, pois se desenvolvem bem à sombra.

Não sei o nome nem a espécie da minha planta.


Isso é complicado e já aconteceu comigo algumas vezes, como no caso da Alocásia cucullata, planta que tive por alguns anos sem saber o nome. Para minha sorte é uma planta resistente e sobreviveu bem até eu descobrir como cuidar bem dela.
Nesse caso o negócio é pesquisar bastante, perguntar aos amigos…
Costumo fotografar a desconhecida e buscar pela imagem no Google. Já funcionou algumas vezes.
Também costumo pesquisar por espécies, começando pela que mais se identifica em características com minha planta e vou olhando as imagens até que surja uma que se identifique com a minha. Assim descobri o nome da Columéia-peixinho (Nematanthus wettsteinii).

Todas as plantas são do meu jardim
Todas as imagens são de minha autoria

Estudante de Recursos Humanos. Atualmente trabalhando como redatora freelancer nas empresas Rock Content e Great Content. Tenho grande interesse por assuntos como gestão de pessoas, sustentabilidade, meio ambiente, marketing digital e vida saudável.