Minhas Pimentas: Habanero Orange

Habanero Orange
Pimenteira carregada de Frutos verdes e maduros
 no quintal do meu pai.

A Habanero foi uma das primeiras pimentas que descobri, já conhecia malagueta e dedo de moça. Fui comprar sementes de hortaliças e vi um pacotinho de habanero Orange, achei linda a pimenta, tanto que nem li a embalagem. Plantei logo e quatro meses depois tínhamos meia dúzia de pezinhos carregados de pimenta. Enfim era hora de experimentar: meu irmão pegou uma e disse: – isso não deve arder nada! – E deu logo uma mordida nela, mastigou, engoliu e saiu correndo pra cozinha atrás de leite, tomou um litro de uma vez só, com certeza foi a pior queimação do estomago da vida dele e depois desse sufoco todo é que resolvemos pesquisar sobre a danada.

A Habanero é uma das pimentas mais ardidas do mundo, (10 numa escala de um a 10) atingindo 300 mil unidades na escala de scoville nativa de Yucatán no México, é muito usada em molhos, marinados de peixe e conservas. Na casa do meu pai não pode faltar numa boa panelada de frango caipira. Fica uma maravilha! É muito importante usar Luvas ao manuseá-las. 

É uma planta alta, ereta e com folhas grandes e moderadamente enrugadas. Frutos irregulares, medindo cerca de 5,5 x 4 cm, com coloração alaranjada quando maduros. Pode ser uma planta bastante decorativa quando plantada em vasos. Existem outras espécies de Habanero, como habanero Chile, Red, Chocolate… E a modificada Red Savina que chega a 577 mil unidades de scoville. Mas a estas inda não conheço de perto.

Redatora Freelancer | SEO. Escrevendo principalmente e com muito amor sobre Gestão de pessoas e Marketing digital. Interessada, também, por outros assuntos como literatura, sustentabilidade, plantas artesanato e vida saudável. Apaixonada pela vida!

4 comentários sobre “Minhas Pimentas: Habanero Orange